terça-feira, 30 de novembro de 2021

SEGURANÇA PÚBLICA: VEREADORES VÃO A SALVADOR SOLICITAR REESTRUTURAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR NO MUNICÍPIO

Amaral diz que comandante geral da Polícia foi “muito receptivo e prometeu atender os pedidos” 

Coronel PM Coutinho, comandante geral da PMBA, e o vereador Amaral

A preocupação com a segurança pública no Município tem sido foco de atuação da Câmara de Mucuri nas últimas semanas. Com autorização do presidente Jocélio Oliveira Brito (Célio Pebas – PROS), uma comissão formada por três vereadores esteve em Salvador na manhã desta terça-feira (30), quando foi recebida em audiência pelo coronel PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, comandante geral da Polícia Militar do Estado da Bahia.

 

Ademar Amaral de Souza (Amaral – PSB), André de Jesus Flores (André do Sindicato – Rede) e Aguinaldo Moreira da Silva (Aguinaldo Sem Teto – PSD) entregaram ofício diretamente ao comandante, no qual pedem aumento do efetivo policial da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) , sediada no distrito de Itabatã.

 

No gabinete do Comando Geral da PMBA: vereador André, cel PM Coutinho, deputada Mirela Macedo, vereadores Aguinaldo e Amaral


UMA REUNIÃO BASTANTE POSITIVA

 

Na avaliaçao do vereador Amaral, a viagem à capital baiana vai surtir os efeitos desejados. “Posso afirmar que a reunião foi extremamente positiva. O coronel Coutinho foi muito receptivo e nos prometeu, de imediato, buscar recompor o efetivo policial da 89ª Companhia e tomar as providências necessárias, dentro da realidade da sua área de cobertura, que inclui os municípios de Mucuri e Nova Viçosa”, afirmou Amaral.

 

Acrescentou o vereador: “Quero deixar claro que a nossa ida a Salvador foi para cobrar, de maneira geral, uma melhoria na área de segurança pública, tanto para Itabatã, que é a maior localidade do Município, concentrando mais da metade da população, quanto para Mucuri-sede e todos os distritos, povoados e comunidades rurais, além de todas as extensões de praia.”

 



Os vereadores também abordaram a questão do comando da corporação no Município, que chegou a ser deslocado para Mucuri, mas que deverá retornar a Itabatã. Quanto ao aumento do afetivo, o comandante geral disse que, com a formação dos novos policiais, um número significativo desses agentes será designado para a 89ª CIPM.

 

APOIO DA CAEMA

 

“Ele nos assegurou, também, que vai manter contato com o comando da Companhia Independente de Policiamento Especializado / Mata Atlântica (CIPE/MA) - Caema, major PM Anilton Silva de Almeida, para dar o suporte necessário aos policiais da 89ª CIPM”, ressaltou Amaral.

 

OFÍCIO


No ofício entregue do cel. PM coutinho, os vereadores ressaltam o fato de que Mucuri já ultrapassou a faixa dos 42.000 habitantes, conforme estimativa mais recente do IBGE, e somente o distrito de Itabatã corresponde a 53% desse total. Explicam que nos últimos meses têm crescido bastante os índices de crimes e delitos. Por outro lado, afirmam: “a ausência da Polícia Militar nas ruas é nítida, e o medo tem tomado conta dos cidadãos e famílias moradoras na nossa cidade”.

 

O ofício deixa claro: “A necessidade de aumento do efetivo é necessária e urgente. Esta é uma cobrança de todo o Poder Legislativo, bem como de toda a população mucuriense.” A audiência com o comandante geral da PMBA contou com a presença da deputada estadual Mirela Macedo (PSD).

 

Veja a íntegra do ofício 👇 


<> 

terça-feira, 23 de novembro de 2021

PREFEITURA ATENDE PEDIDO DE CARLOS BRITO E INICIA ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO NAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO

Vereador lembra pedido de sua autoria aprovado na Câmara dia 10 de agosto


Médico oftalmologista Alailson Mendes Brito, sua auxiliar Vanusa e o vereador Carlinhos da Ótica


A Prefeitura iniciou o atendimento oftalmológico aos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do Município, inicialmente nas unidades 05 (Mucuri) e 09 (bairro Gazzinelândia – Itabatã). O trabalho é feito por uma equipe composta por médico oftalmologista, enfermeiros e técnicos para realização também de outros exames de rotina e de fundo de olho.

 


PEDIDO DE AUTORIA DO VEREADOR CARLINHOS DA ÓTICA

 

No dia 10 de agosto, os vereadores aprovaram a Indicação nº 128/2021, autoria do vereador Carlos de Jesus Brito, o Carlinhos da Ótica, que tratava exatamente do pedido de atendimento oftalmológico itinerante gratuito em todos os distritos, povoados e comunidades rurais do Município, em ações de prevenção e tratamento.


Veja Indicação aprovada dia 10 de agosto 👇

 


“Agora, três meses depois, nosso pedido começa a ser atendido. Realmente, uma boa notícia para a nossa população. Espero que o trabalho tenha continuidade e seja estendido a todos os distritos e povoados”, disse Carlinhos.

 

O vereador lembra que sua Indicação foi baseada nos termos da Portaria nº 288/2008 do Ministério da Saúde, fundamentada em dispositivo legal que criou a Política Nacional de Atenção em Oftalmologia.

 



O ATENDIMENTO

 

Segundo assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mucuri, o médico realizou atendimento prévio nos pacientes e os casos complexos que exigiam acompanhamento foram encaminhados para atendimentos especializados conveniados com a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde. Este tipo de procedimento oftalmológico é uma demanda exclusiva do Estado, mas ultimamente o serviço público de saúde não tem oferecido esse atendimento à população, portanto, Mucuri de forma exclusiva, está ofertando regularmente o serviço a sua população se utilizando de recursos próprios.

 

Explica o secretário municipal de saúde Fernando Jardim, que o serviço foi contratado pelo Município na intenção de atender uma demanda reprimida, tanto que a oferta regular na cidade de Mucuri, na última quinta-feira (18/11) e na sexta-feira (19) em Itabatã, atendeu a uma fila de espera de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde, com consultas completas que incluem também medida da direção intraocular e exame de fundo do olho.

 



 “Tínhamos 279 pessoas em Mucuri e outras 189 em Itabatã na fila de espera aguardando atendimento e estamos conseguindo oferecer 100 consultas completas e 20 procedimentos por mês. E as próximas datas de atendimentos da unidade móvel do consultório médico oftalmológico no município estão agendadas para os dias 02 e 03 e 11 e 12 de dezembro. Pessoas do interior na lista estão sendo trazidas até a sede ou a Itabatã”, informou o secretário.

 

Quanto aos resultados das duas ações realizadas, em Mucuri o total de atendimentos foi de 49 consultas completas, nove procedimentos com nove mapeamentos de retina e uma curva diária de pressão. Já na unidade 05, em Itabatã, foram 51 atendimentos oftalmológicos de consultas completas e 6 mapeamentos de retina. (Com informações da Ascom - PMM)

 

<> 

  

PAUTA CHEIA PARA A REUNIÃO DESTA TERÇA-FEIRA (18/3) NA CÂMARA DE MUCURI

  Dr. Hélio vai comandar a 3ª sessão ordinária do ano   O fisioterapeuta Hélio Alvarenga Penha (Dr. Hélio - PSDB), em seu quarto mandato de ...