Sula apresentou Indicação na Câmara e solicitou reunião com o secretário de Saúde
Na vizinha cidade mineira, vereador manteve dois encontros com o prefeito Gilson Coleta e assessoria
![]() |
Vereador Sula ao lado do prefeito de Nanuque, Gilson Coleta, e do vice-prefeito Gilmar Santos, o Alemão |
Como presidente da Comissão de Comissão de Ação Social, Direitos Humanos e Meio Ambiente da Câmara de Mucuri, o vereador Edison Silva de Mattos, o Sula Policial, esteve reunido por duas vezes em abril com o prefeito da vizinha cidade de Nanuque-MG, Gilson Coleta Barbosa, para resolver uma demanda antiga dos moradores dos distritos de Taquarinha (Três Corações) e Ibiranhém e do povoado de São Jorge, pertencentes a Mucuri.
As três comunidades, localizadas bem próximas a Nanuque (média de 15 a 25 quilômetros de distância), há muito tempo que utilizam os serviços do Hospital Municipal e Pronto-Socorro, em consultas, exames e atendimentos de urgência. Estão a mais de 100 km de Mucuri-sede e do distrito de Itabatã, onde poderiam contar com assistência médico-hospitalar dentro do Município.
![]() |
Sula manteve dois encontros com o prefeito de Nanuque e sua assessoria técnica |
REUNIÃO COM O PREFEITO DE NANUQUE E SUA ASSESSORIA
"Taquarinha, Ibiranhém e São Jorge, além das comunidades rurais do entorno, vivem muito mais em função de Nanuque, pela proximidade, do que de Mucuri ou Itabatã. Nós fomos discutir com o prefeito Gilson Coleta a possibilidade de firmar essa parceria, para que os moradores possam ter acesso aos serviços de saúde sem burocracia, sem entraves, sem dificuldades", explicou Sula.
"Gilson foi muito sensível, externou o que tem o município de Nanuque tem em infraestrutura de saúde e o que ele está conseguindo, como ampliação do hospital, ampliação do raio de cirurgias, clínica de hemodiálise etc. Nossa reivindicação foi basicamente focada na necessidade desse apoio, dessa parceria."
![]() |
No gabinete do prefeito de Nanuque: reunião proveitosa |
O diretor de Relações Institucionais da Câmara, Elvacy Venâncio dos Santos, que acompanhou o vereador nas duas reuniões, comentou: "Gilson nos recebeu em seu gabinete de uma forma muito receptiva, chamou seus assessores diretos e manifestou todo apoio e toda boa vontade em viabilizar esse possível acordo de cooperação ou convênio, enfim, o que for possível, dentro da legalidade, dentro do que for possível."
SULA APRESENTOU INDICAÇÃO NA CÂMARA
![]() |
Determinação para resolver o problema |
Na reunião do dia 29/4 da Câmara de Mucuri, Sula apresentou a Indicação nº 091/2025, aprovada por unanimidade, na qual recomendou a formalização de um convênio ou parceria circunstanciada na área da Saúde entre os municípios de Mucuri/BA e Nanuque/MG, para viabilizar atendimentos de urgência e emergência aos moradores dos distritos de Taquarinha, Ibiranhém e o povoado de São Jorge,.
No documento, Sula explicou que os distritos de Taquarinha e Ibiranhém, assim como o povoado de São Jorge, enfrentam dificuldades no acesso a serviços de saúde de urgência e emergência devido à enorme distância das unidades de referência municipais de Mucuri-sede e de Itabatã, além da precariedade das estradas em trechos sem pavimentação.
Ele sugeriu ao Poder Executivo que se busque estabelecer convênio ou parceria circunstanciada com o vizinho município de Nanuque-MG, com a finalidade de proporcionar atendimento no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Nanuque, com acesso a consultas, exames, internações e outros procedimentos, de forma humanitária e legal.
“O distrito de Taquarinha está geograficamente localizado a 15 quilômetros de Nanuque, enquanto Ibiranhém e São Jorge ficam a cerca de 20 e 25 quilômetros da vizinha cidade mineira. Bem mais próximos, portanto, do nosso distrito de Itabatã e de Mucuri-sede, entre 70 e até mais de 100 quilômetros de distância."
REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE DE MUCURI
Na quinta-feira da semana passada (15/5), já como efeito direto da Indicação apresentada por Sula, aconteceu uma reunião na Sala de Comissões da Câmara com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Gonçalves Jardim; do presidente da Câmara, Hélio Alvarenga Penha (Dr. Hélio) e de outros vereadores.
![]() |
Reunião com o secretário de Saúde |
Na reunião, o secretário Fernando Jardim explicou que, por estarmos inseridos numa tríplice divisa dos estados BA-ES-MG, é natural ocorrerem algumas peculiaridades em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), que, independentemente de o paciente pertencer a outra localidade, é obrigação da unidade de saúde vinculada ao SUS atender a todos quando for caso de urgência/emergência, mas abriu a possibilidade de viabilizar uma parceria colaborativa com o município de Nanuque.
<>