segunda-feira, 19 de maio de 2025

VEREADOR SULA POLICIAL INTERMEDEIA POSSÍVEL PARCERIA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE MUCURI E NANUQUE-MG NA ÁREA DE SAÚDE

Sula apresentou Indicação na Câmara e solicitou reunião com o secretário de Saúde

Na vizinha cidade mineira, vereador manteve dois encontros com o prefeito Gilson Coleta e assessoria


Vereador Sula ao lado do prefeito de Nanuque, Gilson Coleta, e do vice-prefeito Gilmar Santos, o Alemão


Como presidente da Comissão de Comissão de Ação Social, Direitos Humanos e Meio Ambiente da Câmara de Mucuri, o vereador Edison Silva de Mattos, o Sula Policial, esteve reunido por duas vezes em abril com o prefeito da vizinha cidade de Nanuque-MG, Gilson Coleta Barbosa, para resolver uma demanda antiga dos moradores dos distritos de Taquarinha (Três Corações) e Ibiranhém e do povoado de São Jorge, pertencentes a Mucuri.


As três comunidades, localizadas bem próximas a Nanuque (média de 15 a 25 quilômetros de distância), há muito tempo que utilizam os serviços do Hospital Municipal e Pronto-Socorro, em consultas, exames e atendimentos de urgência. Estão a mais de 100 km de Mucuri-sede e do distrito de Itabatã, onde poderiam contar com assistência médico-hospitalar dentro do Município.


Sula manteve dois encontros com o prefeito de Nanuque e sua assessoria técnica


REUNIÃO COM O PREFEITO DE NANUQUE E SUA ASSESSORIA


"Taquarinha, Ibiranhém e São Jorge, além das comunidades rurais do entorno, vivem muito mais em função de Nanuque, pela proximidade, do que de Mucuri ou Itabatã. Nós fomos discutir com o prefeito Gilson Coleta a possibilidade de firmar essa parceria, para que os moradores possam ter acesso aos serviços de saúde sem burocracia, sem entraves, sem dificuldades", explicou Sula. 


"Gilson foi muito sensível, externou o que tem o município de Nanuque tem em infraestrutura de saúde e o que ele está conseguindo, como ampliação do hospital, ampliação do raio de cirurgias, clínica de hemodiálise etc. Nossa reivindicação foi basicamente focada na necessidade desse apoio, dessa parceria."


No gabinete do prefeito de Nanuque: reunião proveitosa


O diretor de Relações Institucionais da Câmara, Elvacy Venâncio dos Santos, que acompanhou o vereador nas duas reuniões, comentou: "Gilson nos recebeu em seu gabinete de uma forma muito receptiva, chamou seus assessores diretos e manifestou todo apoio e toda boa vontade em viabilizar esse possível acordo de cooperação ou convênio, enfim, o que for possível, dentro da legalidade, dentro do que for possível."


SULA APRESENTOU INDICAÇÃO NA CÂMARA


Determinação para resolver o problema


Na reunião do dia 29/4 da Câmara de Mucuri, Sula apresentou a Indicação nº 091/2025, aprovada por unanimidade, na qual recomendou a formalização de um convênio ou parceria circunstanciada na área da Saúde entre os municípios de Mucuri/BA e Nanuque/MG, para viabilizar atendimentos de urgência e emergência aos moradores dos distritos de Taquarinha, Ibiranhém e o povoado de São Jorge,.


No documento, Sula explicou que os distritos de Taquarinha e Ibiranhém, assim como o povoado de São Jorge, enfrentam dificuldades no acesso a serviços de saúde de urgência e emergência devido à enorme distância das unidades de referência municipais de Mucuri-sede e de Itabatã, além da precariedade das estradas em trechos sem pavimentação. 


Ele sugeriu ao Poder Executivo que se busque estabelecer convênio ou parceria circunstanciada com o vizinho município de Nanuque-MG, com a finalidade de proporcionar atendimento no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Nanuque, com acesso a consultas, exames, internações e outros procedimentos, de forma humanitária e legal.


“O distrito de Taquarinha está geograficamente localizado a 15 quilômetros de Nanuque, enquanto Ibiranhém e São Jorge ficam a cerca de 20 e 25 quilômetros da vizinha cidade mineira. Bem mais próximos, portanto, do nosso distrito de Itabatã e de Mucuri-sede, entre 70 e até mais de 100 quilômetros de distância."


REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE DE MUCURI


Na quinta-feira da semana passada (15/5), já como efeito direto da Indicação apresentada por Sula, aconteceu uma reunião na Sala de Comissões da Câmara com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Gonçalves Jardim; do presidente da Câmara, Hélio Alvarenga Penha (Dr. Hélio) e de outros vereadores.


Reunião com o secretário de Saúde 


Na reunião, o secretário Fernando Jardim explicou que, por estarmos inseridos numa tríplice divisa dos estados BA-ES-MG, é natural ocorrerem algumas peculiaridades em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), que, independentemente de o paciente pertencer a outra localidade, é obrigação da unidade de saúde vinculada ao SUS atender a todos quando for caso de urgência/emergência, mas abriu a possibilidade de viabilizar uma parceria colaborativa com o município de Nanuque. 


<>

PELA TERCEIRA VEZ, XANDÃO SEIXAS TEM SUAS CONTAS APROVADAS PELO TRIBUNAL COMO PRESIDENTE DA CÂMARA

Das 3 contas julgadas até agora, todas receberam aprovação (foto arquivo) O ex-vereador Alexandre Deolinda Seixas, o conhecido Xandão Seixas...